terça-feira, 29 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Uma forma diferente de utilizar as tradicionais bengalas de Natal durante esta época! :)
(Curiosidade: As bengalas de açúcar foram introduzida em 1880, por um fabricante de doces, que pretendia criar um doce que representasse os princípios do Natal. Por isso, usou açúcar branco para demonstrar a natureza santa de Jesus e as listras vermelhas para representar o sangue de Jesus derramado na cruz. A forma do doce é uma bengala, como as usadas pelos pastores de ovelhas, que se associa, deste modo, a Jesus enquanto Pastor. Para completar, se virarmos a bengala, veremos a letra J, primeira letra do nome Jesus.)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
"Day One" do site www.cepres.pt
(website da responsabilidade da Variograma - www.variograma.com,
com o apoio de Grafismos com Alma - www.gca.pt)
terça-feira, 18 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
terça-feira, 21 de julho de 2009
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Para além dos bolos...
Aqui há umas semanas uma amiga partilhou comigo que não sabia qual o destino a dar a uns lençois de linho antigos que tinha em casa.
Como na minha família já nos tinhamos confrontado com a mesma dificuldade, sugeri-lhe que aproveitasse os ditos lençois para fazer colchas, intercalando faixas de linho bordadas com renda.
A minha mãe fez várias... e a mim calhou-me a que está na foto! :)
Por ser uma boa sugestão, deixo aqui o registo desta experiência bem sucedida para aproveitamento de lençois de linho!
Aqui há umas semanas uma amiga partilhou comigo que não sabia qual o destino a dar a uns lençois de linho antigos que tinha em casa.
Como na minha família já nos tinhamos confrontado com a mesma dificuldade, sugeri-lhe que aproveitasse os ditos lençois para fazer colchas, intercalando faixas de linho bordadas com renda.
A minha mãe fez várias... e a mim calhou-me a que está na foto! :)
Por ser uma boa sugestão, deixo aqui o registo desta experiência bem sucedida para aproveitamento de lençois de linho!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Páscoa 2009 (III)
Os dias doces de Páscoa terminaram à roda da mesa, no Algarve (mais exactamente em Altura) no restaurante A Chaminé - um clássico na minha família há já algumas décadas!
Em terras algarvias fugimos do tradicional cabrito e optámos por rolos de linguado com salmão e filetes de cherne com arroz de gambas, acompanhados de um Quinta do Carmo bem fresco. Uma delícia, como sempre! Para terminar em beleza a refeição escolhemos o tradicional gelado à Chaminé que, mais uma vez, não nos deixou ficar mal...
E assim acabaram os dias doces da Páscoa de 2009!
terça-feira, 14 de abril de 2009
Páscoa 2009 (II)
Os dias doces desta Páscoa começaram em plena lezíria ribatejana, no Hotel Lusitano (situado na Golegã), que nos proporcionou uma estadia muito simpática, tranquila e verdadeiramente revigorante (http://www.hotellusitano.com/).
Todo o pessoal é muito atencioso e o hotel muito bem decorado (desde os quartos aos espaços comuns que contam com uma exposição permanente das obras do Mestre Martins Correia), num equilibrio perfeito entre o clássico e o contemporâneo.
Destaca-se também o restaurante Capriola, pela sua oferta gastronómica, e o SPA, ideal para escapar ao stress!
Na vila da Golegã ainda houve tempo para visitar a Casa-Estúdio Carlos Relvas e o centro equestre privado, Lusitanus.
Uma estadia muito "gulosa", sem dúvida! E a repetir!
segunda-feira, 6 de abril de 2009
segunda-feira, 30 de março de 2009
Parabéns!
Para celebrar o 2.º aniversário da minha "afilhada" preparei um bolinho com muita cor e que fez as delícias da aniversariante, atendendo ao número de fatias que comeu! :)
A massa do bolo é a do genoise (cuja receita consta já de outro post) e o recheio de chocolate.
Ingredientes para o recheio:
100 g. de açúcar
100 g. de margarina
50 g. de chocolate em pó
1 ovo
Preparação:
Na bimby, deve-se começar por pulverizar o açúcar (30 seg., vel. 9). Misturar a margarina e bater na vel. 4, 3 mins., até obter uma massa esbranquiçada. Juntar o chocolate em pó e misturar mais 2 ou 3 mins. na vel. 4. Por fim, juntar o ovo inteiro e misturar tudo 3 mins., vel. 4.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Poucos dias antes da Primaversa começar...
Preparei, à roda da mesa, este bolo de aniversário, recheado com compota de frutos silvestres, e decorado em tons suaves para combinar com o bom tempo que, já nesses dias, se fazia sentir!
A receita que utilizei foi a da tradicional massa genoise (com amêndoa), ideal para fazer bolos com decorações em pasta de açucar.
Ingredientes:
375 g. de farinha com fermento
185 g. de farinha sem fermento
375 g. de açucar
375 g. de margarina
6 ovos
Raspa de 1 limão
5 colheres de sopa de amêndoa moida
Preparação:
Misture as duas farinhas e reserve. Pulverize o açucar durante 1 min., vel. 9. Junte a margarina e programe 3 min., vel. 4. Mantenha a mesma velocidade e vá juntando os ovos um a um, intercalando com uma colher da mistura das farinhas. Deixe ligar bem todos os ingredientes entre cada ovo. Quando tiver adicionado todos os ovos, permaneça na mesma velocidade (4) e vá juntando o resto da farinha até obter uma massa de consistência densa. Poderá não ser necessário colocar toda a farinha (a quantidade de farinha depende muitas vezes do próprio tamanho dos ovos que foram adicionados). Por fim, junte a raspa do limão e a amêndoa moida.
Deite o preparado numa forma devidamente untada com margarina e povilhada com farinha e leve a cozer em forno médio (cerca de 160º) pelo tempo necessário (pelo menos 45 min.).
Depois de cozido, deixe arrefecer o bolo, corte ao meio e espalhe o recheio (neste caso foi compota, mas pode-se optar por qualquer outro recheio).
Depois de cozido, deixe arrefecer o bolo, corte ao meio e espalhe o recheio (neste caso foi compota, mas pode-se optar por qualquer outro recheio).
Decoração
A decoração foi feita com pasta de açucar (branca e de cor).
terça-feira, 24 de março de 2009
Iogurte Natural com Lemon Curd
Há já algum tempo que me tornei fã dos iogurtes caseiros... E, desde aí, tenho procurado novos sabores para enriquecer a confecção dos mesmos.
Desta vez, optei por um creme de limão que conjuga, na perfeição, com os iogurtes caseiros.
Desta vez, optei por um creme de limão que conjuga, na perfeição, com os iogurtes caseiros.
Da receita - tal como a fiz - resulta um creme de sabor intenso a limão. Pelo que, se desejarem fazê-lo para outros fins, que não os iogurtes, talvez seja preferível reduzir a quantidade de limões prevista na receita, de forma a obter um creme mais suave.
Ingredientes
Para 6 Iogurtes:
1 litro de leite
1 iogurte natural
2 colheres de leite em pó
1 colher de açucar
Para o Lemon Curd:
160 g. de açúcar
2 ovos + 1 gema
60 g. de manteiga (temperatura ambiente)
Sumo e raspa de 2 limões
Preparação
Iogurtes:
Misturar bem todos os ingredientes.
Lemon Curd (versão bimby):
Com o copo bem limpo e seco, pulverize o açucar 20 seg., vel. 9. Junte as cascas de limão e pulverize juntamente com o açúcar mais 15 seg., vel. 9. Adicione a manteiga e o sumo de limão e programe 2/3 min., vel. 2. Quando terminar o tempo, junte os ovos e a gema e misture 10 seg., vel. 4. De seguida, programe 7 mins., 80º, vel. 2.
Uma vez concluída a preparação do lemon curd, deitar duas colheres de sobremesa do creme nos frascos de iogurte e, por cima, o preparado de iogurte.
Finalmente, colocar os iogurtes na iogurteira pelo tempo necessário à fermentação e depois levá-los ao frigorifico para que fiquem frescos.
O resultado final é o que podem ver em cima!
Subscrever:
Mensagens (Atom)