quarta-feira, 25 de março de 2009


Poucos dias antes da Primaversa começar...

Preparei, à roda da mesa, este bolo de aniversário, recheado com compota de frutos silvestres, e decorado em tons suaves para combinar com o bom tempo que, já nesses dias, se fazia sentir!
A receita que utilizei foi a da tradicional massa genoise (com amêndoa), ideal para fazer bolos com decorações em pasta de açucar.
Ingredientes:
375 g. de farinha com fermento
185 g. de farinha sem fermento
375 g. de açucar
375 g. de margarina
6 ovos
Raspa de 1 limão
5 colheres de sopa de amêndoa moida

Preparação:
Misture as duas farinhas e reserve. Pulverize o açucar durante 1 min., vel. 9. Junte a margarina e programe 3 min., vel. 4. Mantenha a mesma velocidade e vá juntando os ovos um a um, intercalando com uma colher da mistura das farinhas. Deixe ligar bem todos os ingredientes entre cada ovo. Quando tiver adicionado todos os ovos, permaneça na mesma velocidade (4) e vá juntando o resto da farinha até obter uma massa de consistência densa. Poderá não ser necessário colocar toda a farinha (a quantidade de farinha depende muitas vezes do próprio tamanho dos ovos que foram adicionados). Por fim, junte a raspa do limão e a amêndoa moida.
Deite o preparado numa forma devidamente untada com margarina e povilhada com farinha e leve a cozer em forno médio (cerca de 160º) pelo tempo necessário (pelo menos 45 min.).
Depois de cozido, deixe arrefecer o bolo, corte ao meio e espalhe o recheio (neste caso foi compota, mas pode-se optar por qualquer outro recheio).

Decoração
A decoração foi feita com pasta de açucar (branca e de cor).


Sem comentários: