terça-feira, 24 de março de 2009


Iogurte Natural com Lemon Curd


Há já algum tempo que me tornei fã dos iogurtes caseiros... E, desde aí, tenho procurado novos sabores para enriquecer a confecção dos mesmos.
Desta vez, optei por um creme de limão que conjuga, na perfeição, com os iogurtes caseiros.
Da receita - tal como a fiz - resulta um creme de sabor intenso a limão. Pelo que, se desejarem fazê-lo para outros fins, que não os iogurtes, talvez seja preferível reduzir a quantidade de limões prevista na receita, de forma a obter um creme mais suave.

Ingredientes
Para 6 Iogurtes:
1 litro de leite
1 iogurte natural
2 colheres de leite em pó
1 colher de açucar

Para o Lemon Curd:
160 g. de açúcar
2 ovos + 1 gema
60 g. de manteiga (temperatura ambiente)
Sumo e raspa de 2 limões

Preparação
Iogurtes:
Misturar bem todos os ingredientes.

Lemon Curd (versão bimby):
Com o copo bem limpo e seco, pulverize o açucar 20 seg., vel. 9. Junte as cascas de limão e pulverize juntamente com o açúcar mais 15 seg., vel. 9. Adicione a manteiga e o sumo de limão e programe 2/3 min., vel. 2. Quando terminar o tempo, junte os ovos e a gema e misture 10 seg., vel. 4. De seguida, programe 7 mins., 80º, vel. 2.

Uma vez concluída a preparação do lemon curd, deitar duas colheres de sobremesa do creme nos frascos de iogurte e, por cima, o preparado de iogurte.

Finalmente, colocar os iogurtes na iogurteira pelo tempo necessário à fermentação e depois levá-los ao frigorifico para que fiquem frescos.

O resultado final é o que podem ver em cima!

Sem comentários: